O que é independência para você?

Repensar no seu conceito ou valor aumenta a sua visão e melhora o foco. Todos querem ser independentes, mas o que isso significa para você?

Independência ou morte?

O sentido de independência pode ser diferente do conceito. Graças a nossa inteligência emocional e nosso inconsciente, gerimos alguma informações que não possuem linguagem comunicativa. ISSO MESMO! Quer ver um exemplo: quanto você olha alguma coisa que aparentemente está em ordem mas você diz “- Sinto que tem algo errado”, é exatamente o que estou falando. Seu entendimento inconsciente não tem palavras para expressar, mas se expressa por um sentimento. E precisamos questionar esses sentimentos e desejos para saber realmente qual é o nosso valor.

Um adolescente que deseja completar 18 anos e ser “independente”, comparando com um funcionário que pede conta de seu trabalho para poder abrir seu negócio e ser “independente”, apresentam uma relação entre eles: ambos estão se sentindo presos ou sentem-se a mercê de algo, e que querem se ver livre desse “algo”. E aqui está a chave para conhecermos nosso real conceito sobre qualquer tema: o que me leva a desejar esse conceito? Parece complicado, mas você vai ver que é mais simples do que parece. Me acompanha em meu pensamento, e vamos nessa juntos.

Uma pessoa vê um resultado, que no caso do adolescente é se ver livre dos pais. Certo! Mas vamos aprofundar um pouco: do que ele realmente quer se ver livre? Uma pequena provável lista: quer se ver livre do julgamento dos pais, dos horários e normas, livre das regras, da prestação de contas etc. Porém, o que ele não pensou é que para se ver livre do que não deseja, também ficará livre dos benefícios que os pais também oferecem. Opa! Agora vai clarear: sempre que corro de algo que não quero, preciso também deixar as coisas que quero mas que estão ligadas ao que não quero. No caso do adolescente, quando ele completar 18 anos e enfrentar os pais dizendo que agora toma as próprias decisões, possivelmente, os pais também deixarão para ele a responsabilidade de se manter, se sustentar e assumir as responsabilidades pelas próprias decisões. Possivelmente ele também irá arrumar um emprego e assumirá a responsabilidade de comprar as próprias coisas. E de repente, esse jovem agora diz: me livrei das regras e normas dos meus pais e agora estou preso nas regras e normas do meu chefe, dos limites do meu salário etc. E a independência de algo tornou-se dependência de outro “algo”. Qual o conceito de independência que esse adolescente tinha e no que ele passou a acreditar agora?

Agora, se esse mesmo jovem, quando estava focado em fazer 18 anos, pensou que já poderia trabalhar para assumir suas responsabilidades porque ele sabia que esse era o caminho para seu crescimento e para o cumprimento de um sonho maior, talvez ele enxergue que a independência não acontece nos processos de mudança, mas nas escolhas que ele pode fazer para alcançar algo maior.

Independência é ter alternativa de escolhas

Quando não se pode escolher, é fácil tomar decisão. Mas quando se tem alternativas, então temos a liberdade de escolha e a responsabilidade da decisão.

Escolher para onde ir e ir, com quem deseja estar, e como e quando fazer é algo maravilhoso e impagável. Depois que conquistamos, já não queremos largar por nada.

Espero ter expressado algo que te faça pensar. Não tenho o objetivo de te dar respostas, pois eu também sempre estou estudando e crescendo. Mas tenho o objetivo de te “cutucar” para que você cresça e realize os seus sonhos.

Sucesso para você! Um forte abraço,

João.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *